Colorados na mão dos gremistas

30 de nov. de 2009


Imagens: RBSTV

Ontem, em uma rodada emocionante, o Internacional venceu de virada o rebaixado Sport por 2 a 1. Com gols de Kléber e Andrézinho (que mais uma vez salvou o time em uma cobrança de falta), o time colorado sobe para a segunda posição e fica a 2 pontos do atual líder, o Flamengo, que está com 64. Aliás, está é a primeira vez que o time do técnico Andrade termina a rodada na liderança. Durante o domingo, todos os times que estão no G4 e concorrem a tão estimada vaga de líder do campeonato, mudaram drasticamente de posição em relação à rodada anterior.



Voltando ao Internacional, a vitória, mesmo que não parecendo, foi sofrida. Para quem é torcedor, o jogo parecia uma antecipação da final do campeonato. Mas o pior de tudo ocorreu no final da rodada: com o resultado das partidas e com as previsões dos jogos do próximo domingo, a conquista do título pelos colorados torna-se dependente da vitória do arquirrival Grêmio em cima do Flamengo.

Não sei até que ponto os gremistas poderiam lutar pela vitória (ou pela derrota) sem pensar no time adversário. Se me permitirem a brincadeira, a rivalidade da dupla Grenal é tão antiga quanto os primeiros registros da escrita. Entretanto, essa briga não significa o valor da dignidade que o time carrega no seu semblante, e é por isso que acredito que, tanto o Internacional, que busca o título, quanto o Grêmio, que busca a absurda recém segunda vitória fora de casa, deveriam ganhar.

Há quem diga que a vitória do Grêmio e a conseqüente conquista do Brasileirão 2009 pelos colorados quebraria uma barreira entre a rivalidade criminosa dos times e, finalmente, ela deixaria de ser insuportável para ser saudável. E é a mais extrema verdade. Dentro da minha casa, vivemos em constante disputa Grenal. Mas se é possível a convivência e o amor entre cônjuges, amigos e parentes de times diferentes embaixo do mesmo teto, a preservação da imagem de um time, ou melhor, dos times, e a sua rivalidade respeitosa, também pode ser.

É no domingo que vamos ter a certeza disso.

0 comentários: